5 motivos para fazer um inventário de estoque agora!

O inventário de estoque é uma das ferramentas mais importantes para conseguir o controle desse elemento do negócio. Quando feito e utilizado da maneira correta, ele pode gerar benefícios como aumento da lucratividade, otimização logística e também ganhos em competitividade.

Além disso, há outras razões que justificam a realização desse tipo de análise. A seguir, veja 5 motivos para fazer um inventário agora!

1. Ajuda a reduzir perdas

Quando não há um inventário de estoque, as saídas imprevistas e não registradas são mais comuns. Isso favorece que aconteçam desvios de itens do estoque, o que aumenta as chances de perdas.

Além disso, a falta de controle sobre os itens favorece que produtos sejam desperdiçados. No caso de itens perecíveis, a falta de controle leva à necessidade de descartar itens. No geral, também há questões como a falta de identificação sobre o giro de estoque, fazendo com que boas oportunidades sejam desperdiçadas.

2. Melhora a utilização do capital de giro

Por mais que não seja encarado como tal, o estoque é um dos ativos do negócio e representa dinheiro. Mais do que isso, ele influencia a necessidade de capital de giro e quanto maior ele é, maior é essa necessidade de capital.

Com isso, um bom inventário de estoque garante que ele seja dimensionado do tamanho certo, o que evita a imobilização de uma grande quantidade de recursos. Como consequência, o capital de giro é utilizado de forma mais adequada.

3. Otimiza espaços

O estoque também é um elemento que ocupa espaço e que, com isso, mobiliza recursos do negócio. Ao fazer um inventário, é possível compreender o tamanho do estoque, suas características e agir para melhorar a sua utilização de espaço.

Diante de um inventário é possível, por exemplo, realizar uma reorganização dos produtos de modo a criar um espaço mais otimizado.

Também é possível identificar a necessidade ou possibilidade de reduzir a quantidade de produtos em estoque, o que evita a necessidade de buscar espaços maiores e que usam mais recursos.

4. Evita a perda de vendas

A falta de controle de estoque aumenta as chances de que ocorra o desabastecimento. Como consequência, há uma perda de vendas que já estavam com seus esforços concretizados.

Além disso, a falta de inventário também diminui as chances de que o negócio consiga aproveitar demandas imprevistas, como produtos que caem no gosto dos clientes de maneira repentina.

5. Aumenta o conhecimento sobre o estoque

Outro motivo para começar a fazer inventário de estoque é que ele oferece mais controle e, com isso, mais conhecimento sobre esse elemento do negócio. A partir da avaliação de inventário é possível, por exemplo, entender quais são os produtos com maior e os que com menor giro de estoque.

Assim, o planejamento de compras se torna mais assertivo e o negócio pode até mesmo identificar novas oportunidades de mercado para aumentar as vendas.

O inventário de estoque ajuda o negócio a ser mais assertivo, lucrativo e otimizado, usando melhor os seus recursos. Para tanto, o uso de um software de gestão é a melhor opção para registrar as entradas e saídas. Ao final, esse processo fica mais fácil e eficiente, sendo ainda mais benéfico.

Quer uma solução adequada para fazer um inventário de estoque? Então, entre em contato conosco e veja as soluções que temos para o seu negócio!

Comentários

comentário(s)

Ir para o topo