Diminua inadimplências com bom sistema de cadastro de clientes

Conceder crédito aos consumidores tem sido a saída de muitos negócios para enfrentar a forte concorrência. Mas adotar esse tipo de estratégia para incrementar as vendas pode ser uma grande armadilha quando não há um bom planejamento e investimento em um sistema de cadastro de clientes.

Consultar previamente o cadastro do consumidor antes da liberação do crédito é o primeiro passo para a redução dos índices de inadimplência. É por meio do cadastro que é possível realizar uma análise do crédito e verificar, por meio de informações anteriores, se o comprador é ou não é um bom pagador.

Um cadastro incompleto ou desatualizado pode levar a empresa a liberar créditos que, provavelmente, não serão honrados no futuro — o que ocasiona problemas de fluxo de caixa e capital de giro, interferindo negativamente nas finanças.

Mas, para facilitar, vejamos quais as vantagens de adotar um sistema de cadastro de clientes ao dia a dia da sua loja. Vamos lá?

Informações atualizadas

Para um controle eficiente das vendas e dos créditos concedidos é fundamental um cadastro informatizado e atualizado constantemente com as informações dos clientes.

Com um bom cadastro de contas e clientes, a empresa pode planejar a melhor forma de cobrança, já que nem todos os inadimplentes são iguais e, por isso, não se pode tratar todos da mesma maneira.

Um cadastro atualizado possibilita conhecer o histórico dos produtos e serviços consumidos, a quantidade de compras realizadas pelo cliente, o tempo que ele é comprador e se houve outras situações de problemas de pagamento.

Analisando os registros, o lojista pode elaborar uma estratégia de cobrança e negociar as dívidas de maneira mais simples e objetiva com o cliente.

Aviso automático de inadimplência

Verificar manualmente cadastros de vendas para saber quais as futuras datas de pagamentos ou mesmo quais clientes estão inadimplentes são ações que geram uma menor produtividade, maiores custos e não resultam numa gestão eficiente de cobrança.

Com um sistema de cadastro de clientes eficiente, é possível saber com antecedência quais os prazos de recebimentos e, assim, notificar o cliente para que a dívida não se acumule ou se prolongue, virando uma “bola de neve”.

Conhecendo o saldo total da dívida, o valor das parcelas vencidas, o histórico do cliente e demais informações, é possível estabelecer uma cobrança amigável e que evite processos judiciais que podem se arrastar por anos.

Controle dos atrasos

Altos índices de inadimplência podem comprometer seriamente o fluxo de caixa, interferindo no funcionamento saudável das operações do dia a dia da empresa que, nas piores das hipóteses, pode acabar tendo as portas fechadas.

Com um sistema de cadastro de clientes, é possível ficar de olho nas contas a pagar e a receber e evitar problemas financeiros com altos índices de inadimplência. Além disso, a empresa não precisa se preocupar em conferir diariamente prazos que estão vencidos ou que estão para vencer: o sistema avisa com antecedência e o lojista pode comunicar ao cliente para que ele não caia em esquecimentos e possa se organizar.

Cobrança facilitada

Com um sistema de cadastro de clientes, é possível ter controle de todas as operações de venda e pós-venda, o que inclui histórico dos clientes, valores vendidos, valores em atraso (e o tempo de atraso) e demais dados úteis ao processo de gestão de cobrança.

Com todas as informações atualizadas em tempo real, é possível entrar em contato com o cliente e estabelecer a melhor forma de pagamento. Além disso, um sistema de gestão de cobrança oferece formas facilitadas de pagamento, que podem ser geradas no boleto, débito automático ou mesmo cartão de crédito.

Com isso, o cliente não precisa ir pessoalmente até a loja para quitar sua dívida: todo o processo é feito automaticamente e facilitando a vida do empreendedor, já que, após a confirmação de pagamento, o sistema efetua a baixa da dívida.

Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida sobre o sistema de cadastro de clientes? Entre em contato conosco e conheça mais os nossos serviços!

Comentários

comentário(s)

Ir para o topo