Como liderar equipes de vendas com sucesso?

Pode ter certeza: os tempos da gestão autocrática, em que a relação entre chefes e subordinado era completamente unilateral, acabaram. Na era das gerações Y e Z, empoderamento e autonomia para trabalhar são algumas das principais exigências dos profissionais. Os mais talentosos, por sinal, são os que mais esperam por esse tipo de ambiente, pois almejam uma rápida ascensão profissional.

Nesse cenário, a velha figura do chefe monarca, que apenas ditava as ordens sem compromisso com as atividades diárias acabou sendo substituída pela do líder, aquele que deve participar ativamente da rotina das equipes, procurando sempre criar um ambiente de harmonia e garantir a coesão do grupo. Por isso, neste post, vamos mostrar algumas dicas para liderar equipes de vendas com sucesso. Confira!

Forneça feedbacks constantemente

Como vimos na nossa introdução deste artigo, o líder deve se mostrar sempre presente na rotina dos colaboradores. Ele deve atuar como um verdadeiro coach, capaz de extrair o máximo de potencial dos profissionais. E a forma mais apropriada para trabalhar no desempenho das equipes é a utilização dos feedbacks.

É importante lembrar, no entanto, que feedback não é sinônimo de “puxão de orelha”. Na verdade, esse é um momento para desenvolver as habilidades dos profissionais que apresentam dificuldades e motivar aqueles que já apresentam bons resultados.

Defina metas claras para o time

Sim, as metas são fundamentais para qualquer tipo de profissional, mas, para um vendedor, ela é ainda mais importante. Basicamente, a meta é a força motriz da equipe de vendas, pois é o que vai determinar justamente aquilo que o profissional precisa conquistar para melhorar a sua remuneração.

É claro que, para que as metas sejam estimulantes, elas precisam ser realistas. Por isso, hoje, o mais recomendado é estabelecer as metas de acordo com o padrão SMART, que prevê que elas precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Com metas claras, fica muito mais fácil estimular o time.

Motive os profissionais de vendas

Outra dica importante para liderar equipes de vendas é desenvolver estratégias de motivação. A primeira delas, inclusive, já foi vista por nós, que são os feedbacks. Afinal, quando os profissionais são bem orientados, eles se sentem mais confortáveis dentro da empresa.

É claro que não para por aí. Algumas estratégias mais específicas também podem ser desenvolvidas, como o marketing de incentivo, que nada mais é do que o conjunto de ações que tem como objetivo o engajamento dos profissionais, como viagens de incentivo, programas de fidelização, entre muitos outros.

Estabeleça um laço forte com a equipe

Por fim, é fundamental que o líder tenha um bom relacionamento com os membros da equipe. Para isso, ele precisa ser participativo, auxiliando na rotina diária dos profissionais com os já mencionados feedbacks, mas também colocando a mão na massa sempre que for necessário.

Além disso, o líder deve estabelecer canais de comunicação eficazes, além de desenvolver uma relação de transparência, em que todos se sintam à vontade para mostrar seus pontos de vista, sugestões, etc. Esse é um dos maiores segredos na hora de liderar equipes.

Gostou das nossas dicas sobre como liderar equipes? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Comentários

comentário(s)

Ir para o topo