Datas comemorativas

Como preparar a minha loja para o dia dos namorados

O Dia dos Namorados está batendo na porta, trazendo uma infinidade de oportunidades para movimentar sua loja. Estamos nos aproximando do dia 12 de Junho, data em que a data é comemorada no Brasil.

PUBLICADO EM 17 DE maio DE 2021 8 minutos de leitura

O Dia dos Namorados está batendo na porta, trazendo uma infinidade de oportunidades para movimentar sua loja. Estamos nos aproximando do dia 12 de Junho, data em que a data é comemorada no Brasil. Mas não se desespere! Se você não preparou nada com antecedência para a data, ainda dá tempo de garantir um aumento no faturamento, desenvolvendo ações simples.

Eventos sazonais sempre representam uma excelente oportunidade para que o comércio possa lucrar ainda mais: dia das mães, dia dos namorados, black friday, Natal… Até mesmo o dia do solteiro está começando a ser trabalhado em outros países (inclusive, é bom ficar de olho). Essas são datas que movimentam muito o comércio e o dia dos namorados com certeza é uma das mais esperadas para movimentar o cenário atual. 

Nossas dicas irão te ajudar a preparar melhor a sua loja para o dia dos namorados e alavancar suas vendas. Pegue seu bloco de notas e continue lendo para descobrir mais! 

Invista na decoração temática para o Dia dos Namorados

f79be6ab512aa0aa2aee3c394797573bUma excelente maneira de chamar a atenção dos consumidores e indicar que sua loja está preparada para o dia dos namorados é investindo em decoração temática. Você pode apostar em elementos que inspiram romantismo, como as cores rosa e vermelho, balões, corações, música e iluminação adequadas. Outra temática que está bem em alta e que pode ser trabalhada na data é a astrologia. Utilize de elementos como constelações, símbolos de cada signo, planetas e cartas indicando quais signos mais combinam entre si para relacionamentos

Lembre-se de que essa data envolve, acima de tudo, sentimentos. Logo, o apelo a esses elementos pode ser um estímulo a mais que os clientes encontram para visitar sua loja e procurar saber o que você tem a oferecer para presentear a pessoa amada.

Afinal, uma pessoa atraída pela vitrine está a poucos passos de concluir a compra. 

Crie Promoções

As promoções sempre são um grande atrativo para os consumidores. Isso é inegável. Comprar um presente legal e ainda ganhar uma vantagem, é perfeito.

Sugestões para você acertar em cheio:

  • Acrescente um brinde simples anexo às compras, como um cartão bacana que possa ser entregue junto ao presente;
  • Crie um sorteio para os clientes, seja de brindes ou de descontos para a próxima compra;
  • Promova compre 1 leve 2, onde o segundo item é diferente do primeiro, com valor igual ou inferior;
  • Ofereça descontos em produtos especiais, aqueles que são mais direcionados para esta data;
  • Permita o parcelamento das compras em mais vezes do que compras em datas normais;
  • Utilize o frete grátis para todas as compras, ou acima de um determinado valor.

E seguindo na mesma linha:

Crie kits para o presente perfeito

Se você deseja chamar mais atenção e ainda alavancar suas vendas, anuncie promoções e crie kits promocionais. Todo mundo gosta de uma boa promoção e ela se torna melhor ainda quando mais de um artigo pode ser comprado a um preço justo.

Para isso, você pode, por exemplo:

Presente dia dos namorados

  • Fazer kits para diferentes perfis de pessoas – kits para amantes dos eletrônicos, para quem gosta de cozinhar, para quem é apaixonado por chocolate, etc;
  • Criar grupo de presentes com produtos complementares – como, por exemplo: iPad + protetor de tela + capa + teclado + mouse;
  • Criar ofertas com preços especiais para compra do kit de presente – incentivando o cliente a comprar o kit com mais de um item ao invés do produto isolado;
  • Você pode criar kits que contenham sabonetes, hidratantes e perfumes, em vez de tentar investir na venda deles separadamente.

Faça parcerias com outros segmentos no dia dos namorados 

Entra ano, sai ano, restaurantes e hotéis ficam com uma grande parcela da intenção de consumo por parte dos casais nesta data. Contudo, com a passagem da pandemia, este cenário ganhou outras proporções. Isso não significa que as pessoas não irão mais buscar por restaurantes e jantares no dia dos namorados, mas sim que elas estão mais propensas a fazer suas comemorações em casa. 

Então, aproveite essa oportunidade de proporcionar experiências para os casais aproveitarem dentro de casa. Um exemplo disso é: se você tem uma loja de roupas, que tal criar um kit de presente com produtos da sua loja, mais uma garrafa de vinho, chocolates e um jantar delivery de algum restaurante? Faça parcerias com restaurantes e crie kits de experiências completas para os casais aproveitarem sem sair de casa. Esse tipo de estratégia é ótima, pois facilita a vida dos consumidores (que poderão encontrar tudo em um só lugar) e ainda ajuda na divulgação da sua loja. 

Fique atento à diversidade de casais

Os consumidores da atualidade buscam marcas que defendam diversidade e inclusão. Portanto, na hora de criar ações de marketing para o Dia dos Namorados, leve em conta os diferentes tipos de casais.

Para isso, você pode, por exemplo:

  •  Incluir fotos de casais LGBTQI+ em suas campanhas de marketing;
  •  Levar em conta a diversidade de raças nas imagens de suas campanhas;
  • Fazer uma campanha com a temática de “Todas as formas de Amor”, “Qualquer maneira de amar vale a pena”, “Vamos viver tudo que há pra viver”, compartilhando a história de diferentes perfis de casais namorados, “ficantes”, recém-casados, casados há muitos anos, etc. O importante é incluir e abraçar as diferenças!

 

 

Ofereça embalagens criativas

Para incentivar os clientes a comprarem em sua loja nessa época é preciso oferecer alguns extras que os ajudem a oferecer o presente da melhor maneira. E é por isso que disponibilizar embalagens diferenciadas pode ser uma ótima tática de marketing para essa data. 

Para isso, você pode, por exemplo:

  • Oferecer embalagens com temas relacionados ao Dia dos Namorados – como estampa de flores, de cupidos, de coração etc. –, caixas com laços bem vistosos ou embalagens em formato de coração.
  • Criar uma embalagem especial, que tenha um espaço para o cliente colar a foto do casal ou da pessoa amada.
  • Fazer uma embalagem que tenha um espaço especial (no próprio pacote ou em um cartão anexado) para o cliente escrever uma declaração de amor.

 

Garanta um bom estoque

Mesmo que você tenha o estoque sob controle agora, é importante levar em consideração o aumento das vendas no Dia dos Namorados para poder se preparar adequadamente para a data. Baseando-se nas vendas dos anos anteriores, você pode ter uma noção de quais são os produtos que mais saem nessa época. Faça pedidos a mais desses produtos para não correr o risco de deixar de vender por falta de estoque. Você não vai querer perder uma venda por falta de estoque, não é mesmo?

Além disso, se estiver fazendo uma oferta especial envolvendo algum item específico da loja, é importante ter um bom número desse produto no estoque.

 

Crie ofertas para quem deixa para comprar o presente na última hora

Pode acreditar: muitas pessoas deixam para comprar o presente na última hora! Sua loja pode aproveitar essa oportunidade para se destacar, ajudando o cliente a resolver o problema de encontrar o presente ideal em pouco tempo.

Para isso, você pode, por exemplo, seguir este cronograma de mensagens:

  • No dia 10 de junho: “Faltam apenas dois dias para o Dia dos Namorados. Ainda dá tempo de aproveitar as ofertas que preparamos para você oferecer um presente especial nesta data!”
  • No dia 11 de junho: “Ainda não comprou o presente? Confira nossas ofertas e kits especiais para essa época e não deixe de presentear a pessoa amada nessa importante data!”
  • No dia 12 de junho: “O Dia dos Namorados é hoje! Não teve tempo de comprar o presente? Passe em nossa loja e confira kits prontos para não deixar essa data passar em branco!”

 

Divulgação

Para vender, seja em qualquer data, você deve divulgar sua loja para que os potenciais clientes a conheçam, e para que os que já são clientes nunca se esqueçam dela.

Para divulgar sua loja nesse Dia dos Namorados, mude a apresentação do site. Inclua a cor rosa ou vermelho (tradicionais cores do amor e da paixão) e, ainda, corações e cupidos. Também pode usar um banner como recurso para divulgar e destacar a sua loja.

Mande e-mails promocionais, mensagens e abuse das redes sociais para divulgar sua loja e suas promoções. 

 

Divulgue, divulgue, divulgue!

Agora é só colocar a mão na massa. Ao planejar todas as suas estratégias, lembre-se de que conquistar o cliente no Dia dos Namorados pode significar vendas recorrentes para o seu negócio. Então, cative o seu cliente e não o deixe escapar de forma alguma. Torne o Dia dos Namorados do seu cliente inesquecível!

Você tem alguma dica sobre o Dia dos Namorados? Compartilhe nos comentários abaixo.

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