Vendas

A importância do merchandising para aumentar as vendas

Aprenda o que é merchandising para atrair mais clientes e lucros para o seu negócio. Confira nossas dicas!

PUBLICADO EM 02 DE outubro DE 2023 6 minutos de leitura

Estratégias de divulgação em mídias de massa despertam nos clientes o desejo de comprarem produtos ou consumirem serviços. Porém, a decisão sobre o consumo de fato acontece no ponto de venda, afinal, é lá que se reúnem todos os elementos essenciais para a realização de uma compra: consumidor, intenção e produto.

É nesse cenário que se torna importante investir em ações que convençam as pessoas a optar por uma marca, ou seja, fazer uso do merchandising para aumentar as vendas de determinados produtos. Neste artigo separamos algumas dicas sobre como usar o merchandising para aumentar as vendas do seu produto ou serviço. Confira os próximos parágrafos e melhore suas técnicas de divulgação.

Antes: O que é merchandising 

Merchandising é uma estratégia de marketing que visa promover produtos ou serviços no ponto de venda, de forma a atrair a atenção dos consumidores, aumentar a circulação do estoque e melhorar a experiência de compra. Envolve a apresentação visual atraente de produtos, a disposição estratégica nas prateleiras, promoções e outras táticas para influenciar o comportamento de compra dos clientes. O merchandising busca criar um ambiente propício para a venda e estimular o interesse dos consumidores pelos produtos ou serviços oferecidos.

Ou seja, fazer merchandising é investir em técnicas, ações ou materiais promocionais para aumentar a exposição das mercadorias, fornecer informações sobre os produtos e influenciar as decisões de compra dos consumidores. Assim, quando uma pessoa entra em sua loja para buscar algo, ela acaba não só encontrando a mercadoria desejada, mas, também, se dando conta de que pode suprir outras necessidades através do que está disponível nas prateleiras.

Importância do merchandising 

O merchandising desempenha um papel fundamental no sucesso de muitos negócios, e é importante para::

  • Atrair clientes: um bom merchandising atrai a atenção dos consumidores, levando-os a entrar na loja ou considerar um produto.
  • Aumentar vendas: ao destacar produtos, criar exposições atraentes e utilizar estratégias de promoção, o merchandising pode impulsionar as vendas de produtos específicos e, consequentemente, aumentar a receita.
  • Melhorar a experiência de compra: uma boa disposição dos produtos cria uma atmosfera agradável na loja e consequentemente, uma experiência de compra mais agradável para os clientes.
  • Diferenciação da concorrência: ao destacar sua marca e produtos, torna-os mais atraentes que os dos concorrentes.
  • Controle de estoque: ajuda a gerenciar o estoque, garantindo que produtos com maior rotatividade estejam disponíveis e em destaque.
  • Geração de impulso de compra: criam um senso de urgência, incentivando os clientes a comprar imediatamente.
  • Comunicação de mensagens de marca: pode transmitir a mensagem da marca e seus valores de forma eficaz, reforçando a identidade da empresa.
  • Apoio em lançamentos de produtos: ajuda a criar expectativa e entusiasmo entre os consumidores.

Já se convenceu de que é importante investir em merchandising? Então é hora de começar!

Planeje a organização da loja para aumentar as vendas

Os produtos precisam estar visíveis, caso contrário, os consumidores não vão reconhecê-los e, consequentemente, não os comprarão. É preciso organizar as prateleiras de forma a deixar as mercadorias sempre à mostra. Além disso, é importante deixá-las sempre limpas e etiquetadas com o preço, facilitando o contato das pessoas com os produtos. O visual é de grande importância para estimular a compra, por isso, caprichar na embalagem é o início da estratégia de merchandising. O mesmo vale para vendas de serviços, o material de divulgação deve estar disposto nos locais de maior circulação e que chamem a atenção dos clientes.

Lembre-se que além do espaço estar agradável, as informações precisam estar acessíveis para seus clientes. Então cuide para que ele encontre valores, formas de pagamento e o que for importante para tomada de decisão sem dificuldades.

Saiba onde colocar cada produto

Um cliente não começa a observar as mercadorias logo que entra em uma loja. Sendo assim, a porta de entrada não é o local mais nobre para se colocar as mercadorias. Na fila do caixa alguns produtos têm melhor saída, mas geralmente são aqueles que podem despertar um desejo mais imediato, como doces e revistas. A altura do posicionamento nas gôndolas, também influencia a visibilidade dos produtos. 

Entender qual o melhor local para expor cada mercadoria certamente vai ajudar a aumentar o seu fluxo de vendas. Se o seu produto não faz parte da lista de utilidades básicas, você deve posicioná-lo no caminho ou próximo dos locais onde os lojistas normalmente expõem os produtos com maior saída.

Agrupe as mercadorias por categorias

Não é muito indicado colocar produtos de limpeza junto com itens alimentícios, o consumo de um não estimula ou está relacionado ao consumo do outro. Procure agrupar os produtos por “família”, ou seja, crie uma ligação entre mercadorias que sejam relacionadas. Livros casam com outros produtos culturais, itens de decoração da casa com a mobília, produtos de higiene com cosméticos, dentre outras combinações.

Existem algumas combinações que fazem muito sucesso, como o clássico trio macarrão, molho e queijo ralado e a inusitada dupla fralda para recém-nascido e cerveja. Observe os hábitos dos seus consumidores e pense quais são os grupos que fazem sentido para o seu estabelecimento.

Informe as promoções

Você faz uma promoção porque está buscando turbinar a venda de algum produto, certo? Mas, como o cliente vai ser estimulado a comprar se ele não estiver ciente da promoção? Utilize cartazes, faixas, panfletos, adesivos, banners, manequins e outros elementos visuais para destacar as suas promoções e conseguir turbinar as vendas das suas mercadorias. Ações de divulgação usando sistema de som ambiente e promotores de vendas também podem ser empregadas nesta estratégia de merchandising.

Lembre-se que a comunicação pode começar na vitrine da sua loja, e divulgue a promoção direcionando os consumidores para o lugar em que o produto está exposto.

Não deixe as prateleiras vazias

A pior experiência para um cliente é entrar em uma loja buscando um produto e não o encontrar nas prateleiras. Pior ainda, é não encontrar alternativas para substituí-lo e apenas um espaço desorganizado. Ele terá a visão de uma empresa vazia, sem muito a oferecer. 

Isso cria uma impressão ruim e desestimula o consumo na sua loja. Talvez o cliente não retorne. É importante manter as prateleiras e gôndolas sempre abastecidas e a comunicação visual organizada para estimular a permanência e atender as necessidades e desejos dos clientes, fazendo com que as pessoas consumam em seu estabelecimento.

Com essas dicas você poderá estimular seus clientes a gastarem mais em sua loja, melhorando suas vendas. Se você quiser saber mais, continue acompanhando nosso blog

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